Escolha uma Página

Primeiro gostaria de dizer que uso essa palavra com dor no coração 💔

EU NÃO GOSTO DE BIRRA

Quero dizer que não gosto do rótulo tanto quanto o não gosto do “terrible 2” ok?


Porque pra mim expressam a nossa falta de compreensão das fases de desenvolvimento das crianças, os rotulam e não encorajam os adultos a saírem do seu “TERRIBLE” em busca de informações. Já viram algum adulto tendo um “terrible” aí? Eu já tive vários! 😅😎🙈
.
Maaaaas BIRRA é palavra conhecida, muitos buscam soluções para ela, tem até curso que promete o fim.
😡

E afirmo, ISSO NON ECXISTE! (Imagine o padre Quevedo) .

Não existe fim para um PROCESSO NATURAL do desenvolvimento humano. O que existe para ajudar são formas para lidar com tal desafio de uma forma que AJUDE sua criança no momento que ela
mais precisa do seu amor e do seu auto controle (não tenha um ataque de birra junto ok?

entendido isso, sabendo que todos vão viver

Começando a quebrar paradigmas da educação arcaica, quero dizer tradicional, Então o que fazer, Flávia?

Bom… aqui vai algumas alternativas para vc AJUDAR SUA CRIANÇA A ATRAVESSAR esse processo difícil com amor e amparo.

Durante a crise
1- seja a “birra” sua ou a da criança tenha em mente 👉🏻acalme-se.

Raiva e “birra” são contagiosas não piore o caos, seu filho tem um cérebro em desenvolvimento e o seu já se desenvolveu ok? Seja exemplo! Sendo FIRME (com o que vc acredita – ex. “Não pode bater em mim ”) e seja GENTIL (não batendo na criança, não agredindo, nem ameaçando diga “estou aqui”).

2- É nossa responsabilidade tentar evitar que quebrem algo ou se machuquem, tendo isso controlado e SE vc lida bem com olhar dos outro (já deixei de me importar🙏🏼) deixe a criança extravasar o sentimento, NÃO OS IMPEDIMOS, mas podemos ensinar como agir, indo ate um local mais retirado (se vc preferir e se possível), sem gritar, SEM SERMÃO. Respirem.

3- atenção ao que ensinamos nesse momento, podemos ensinar que assim conseguem algo ou ENSINAR QUE PODEM CONTAR CONOSCO QUANDO MAIS PRECISAM. E que seremos firmes, gentis os conduzindo a como devemos nos comportar (ótima oportunidade para aprendermos 😊 eu estou aprendendo com minha filha e vcs?) .
.
4- não é pessoal, não é pessoal, não é pessoal, é um pedido de AJUDA, nesse momento que dá vontade de fugir é quando mais precisam de nós. É quando temos a mais valiosa oportunidade de ensinar.

É fácil? Não! Nunca li que seria e nunca escrevi que é. NÃO FOMOS ENSINADOS ASSIM é todos já sentimos que punir eles quando eles mais precisam de nós é super difícil também! Não é?

Bate aquela culpa, compensamos eles pelo nosso erro e esse ciclo não tem fim😞

Vamos escolher esses momentos para aprender e praticar novos hábitos? Um dia de cada vez ♥️🙏🏼💕 .

Depois da crise emocional
1 – De o tempo que a sua criança precisar para se acalmar, descreva o que aconteceu sem julgamentos moralizadores “muito feios isso” sem chantagem emocional “papai fica triste com isso” lembre que vc quer ensinar COMO AGIR e não espera que passe por uma crise de outra forma só pq TE deixa triste. (aviso: Criança não têm capacidade cognitiva para isso) E afirme que independe do que aconteceu vc a AMA MUITO!

2 – abraços são remédio para a alma. Um abraço aconchegante em silêncio pode ajudar VCS se sentirem melhor.


3 – quando todos estiverem calmos reparem os danos. Se disponha a ajudar seu filho a organizar, limpar ou arrumar algum dano ou pedir desculpas um para o outro caso sintam que devem.

4 -muito pode ser evitado se ficarmos atentos às necessidades básicas como fome, Sono, cansaço, calor, medo, eles estão aprendendo sobre tudo isso. .
O FOCO SEMPRE É O RELACIONAMENTO.

Prevenção é a melhor maneira para lidar com explosões emocionais.
Lidar com adultos estressados, que estão sempre no celular, apressados e apressando deve ser angustiante. Não acham?


E elas sentem que estamos dando o nosso melhor e estamos buscando aprender. Vão amar ouvir que estamos nos esforçando buscando informações para podermos sempre seguir aprendendo um com o outro ♥️💕 sim, aprendemos com nossos filhos assim como eles aprendem com a gente!

Já falou isso para a sua criança?
Abra o coração, vai! Mostre sua vulnerabilidade e ame cada dia mais 🙏🏼 “mamãe está tentando todos os dias ser uma pessoa melhor”
é o que repito muito aqui 💕

Com amor

Flávia Pereira