Escolha uma Página

10 dicas que eu penso que podem ajudar a DIMINUIR a Carga Mental

Se vc não sabe o que é carga mental esse assunto leia os posts anteriores sobre o assunto ok? Eu sei que esse assunto pode ser desconfortável. Estamos juntos galera!!!

1: Olhe para o MACHISMO que existe em VC. Sim machismo!

O primeiro passo para melhor distribuir a carga mental dentro do casal é questionar suas próprias CRENÇAS para eventualmente mudar SUA posição em certas questões. A grande maioria cresceu vendo mulheres fazendo tudo dentro de casa, isso está no nosso subconsciente e vivemos numa sociedade machista.

Estudar sobre feminismo, se questionar, sair dos clichês da sociedade e, em seguida, adote novos comportamentos. Mudança inicial esta no nosso CONHECIMENTO depois na nossa forma de AGIR. Não tente mudar o outro, se vc já tentou deve concordar comigo que não da certo, não é?

2. Estude sobre SEXISMO

Sobre coisa de menino e coisa de menina, homens e mulheres, veja o quanto isso é social e cultural e não vamos passar isso para os nossos filhos.  CHEGA! O próximo que pode viver essa sobrecarga pode ser sua filha ou sua nora. Para quem achou inocente e apenas metáfora questão levantada sobre ‘azul e rosa’

TEM MUITA COISA POR TRÁS QUE VCS NAO ESTÃO VENDO

brinquedo de menina, brinquedo de menino ???

GERA TUDO ISSO QUE VCS ESTÃO RECLAMANDO << TAMBÉM>> (dei destaque pq tem muitas questões por trás e falaremos sobre sexismo aqui logo logo)

3: Aprenda a se comunicar

Grande desafio, não é? Nossa educação não nos permitia sentir, como também não nos ensinou a nos comunicarmos.

Esse assunto não foi levantado para criar conflito na sua casa e sim uma REFLEXÃO. Não acuse o companheiro, mas compartilhe, assista vídeos (recomendo o documentário THE MASK YOU LIVE IN https://www.youtube.com/watch?v=I1OI9B0VSlA ), conversem.

Eu sei que essas conversas podem ser duras, que rolam lágrimas porque esse esgotamento é cruel e, também sei que existem várias realidades diferentes.

(Mãe solo, mãe negras, mães que trabalham 8 horas fora e voltam e tem toda a carga mental para si + TODA A CASA, como também tem mãe que aceita toda carga mental e pra elas esta tudo bem assim).

Quando o assunto é machismo e ele está em alta graças a Deus, vários homens levantam mil escudos, poucos se assumem machistas e interrompem o assunto logo ali. Eu sei. Um passo de cada vez. Assistam todos os vídeo sobre o tema no canal da maravilhosa @hellmother. (link)

4: Abra mão de querer controlar TUDO!

Sejamos sinceras, para algumas mulheres tem que ser tudo do nosso jeito!

E não é nada legal fazer algo com alguém o tempo todo te corrigindo então, abra mão disso, SOLTEM A CORDA MULHERADA porque acabamos apertando ela no nosso próprio pescoço.

5: Divida funções diárias

Banho ou escovar os dentes, tarefa de casa ou o café da manhã, ache algo dentro da dinâmica familiar que possa ser SÓ do pai. E deixe ele fazer do JEITO DELE, se falhar com o combinado converse sobre como ele se sente, é importante para ele que o filho escove os dentes, que tenham um bom relacionamento? Ele se importa? Sei que em algumas casas essa conversa pode ser muito difícil, o machismo esta muito forte dentro de todos nós e ele impede sim conexões emocionais. E/ou deixe o limite das situação chegar. As vezes precisa disso!

6: Autorregulação

Aprenda a gerenciar o estresse e dar um passo atrás. Como sempre, é importante analisar, encontrar uma forma de NÃO descontar nas crianças a frustração com o marido. O elo arrebenta sempre nos pequenos, isso não é justo! Concordam? E isso acontece muito L

7: Autocuidado

Cuide de vc, se de um tempinho sozinha, uma caminhada, uma ida ao mercado que seja sem criança, faça pilates, massagem, não sei… qualquer coisa dentro da sua realidade.

O que vc faz por vc? Como vc tem se amado e se cuidado?

8: Prioridades.

Eleja prioridades, sempre que penso entre louça, casa, ou coisas do trabalho e a filha que vai dormir em poucas horas, o que vou escolher, deixo o caos, queria uma casa arrumada, sim, quero uma família que coopera e trabalhar junto, sim! Não é vibrando na insatisfação e mandando o tempo todo que terei isso! Algumas coisas podem esperar.

9:Pare de dar respostar para tudo

Se vc não quer ser questionada sempre,  apenas pare!

“Tem que comprar ração para as gatas amor?” “Não sei querido, vc verificar lá?

“tem que colocar mais roupa nele amor esta frio” “coloca”(sorriso) “tem que comprar água” “Vc vai no mercado agora ou depois do almoço?”

10: CALMA

Patriarcado e machismo estão ai a SÉCULOS não vamos mudar isso de uma hora pra outra e não queremos batalhas dentro das nossas casas. Então, PACIÊNCIA, FOCO é a sua mudança, não espere que seu companheiro mude do dia pra noite vc também não muda assim.

Mas Flávia, isso tudo vc gera mais carga mental para nós mulheres…  pior que é verdade, me digam qual a outra alternativa? Esperar que eles mudem? Que se toquem sozinhos? Já que não foram educados assim?

“Foda ser mãe de marido”, não estou falando para fazermos isso.

Pode ser que alguns desses tópicos não faça sentido pra vc, releve não problematize aqui, ok? Mas quero saber como é para vc! Me conta aqui?

Se ajudar de alguma forma fico feliz.

Beijo! Flavia Pereira

Respeite as autorias e os trabalhos de pessoas que produzem conteúdo sempre compartilhem com os devidos créditos ok? Sigam nossas redes sociais